G A R G A Ú

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Manguezal

MANGUEZAL - O mangue é um dos ecossistemas mais ricos e vitais para o equilíbrio ambiental da zona costeira, onde a vida marinha se alimenta e se reproduz. Os manguezais são considerados uma espécie de "maternidade do mar". É neste ambiente povoado por plantas exóticas e animais curiosos que os camarões, caranguejos, mariscos e muitas espécies de aves e peixes encontram alimento em abundância e abrigo seguro para se reproduzir. A explicação para a alta produtividade dos manguezais é simples, é que existe uma grande quantidade de matéria orgânica chegando até as baías e enseadas através das desembocaduras dos rios junto com as marés.
A vegetação do mangue é constituída por três tipos:
Mangue Vermelho - Possui uma profusão de raízes, que apresentam pequenos orifícios chamados lenticelas por onde as plantas respiram.
Mangue Negro - Também conhecido como Siriba ou Siriúba, cresce onde a lama é mais firme e bem menos oxigenada, daí as raízes cresceram para fora em busca de ar.
Mangue Branco - Ocorre em terrenos mais arenosos, próximo à terra firme.

O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo: desde o Cabo Orange no Amapá até o município de Laguna em Santa Catarina. Hoje em dia o manguezal ocupa uma superfície total de mais de 10.000 km² , a grande maioria na Costa Norte. No passado, a extensão dos manguezais brasileiros era muito maior: muitos portos, indústrias, loteamentos e rodovias costeiras foram desenvolvidos em áreas de manguezal. Ao contrário de outras florestas, os manguezais não são muito ricos em espécies, porém, destacam-se pela grande abundância das populações que neles vivem. Por isso podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil. Somente três árvores constituem as florestas de mangue: o mangue vermelho, o mangue seriba e o mangue branco. As árvores são acompanhadas por um pequeno número de outras plantas, tais como a samambaia do mangue, o hibisco e a gramínea Spartina. Ricas comunidades de algas crescem sobre as raízes aéreas das árvores, na faixa coberta pela maré. Pelo contrário, os troncos permanentementes expostos e as copas das árvores são pobres em plantas epífitas. Quanto à fauna, destacam-se as várias espécies de caranguejos, formando enormes populações nos fundos lodosos. Nos troncos submersos, vários animais filtradores, tais como as ostras, alimentam-se de partículas suspensas na água. A maioria dos caranguejos são ativos na maré baixa, enquanto os moluscos alimentam-se durante a maré alta. Uma grande variedade de peixes penetra nos manguezais na maré alta. Muitos dos peixes que constituem o estoque pesqueiro das águas costeiras dependem das fontes alimentares do manguezal, pelo menos na fase jovem. Diversas espécies de aves comedoras de peixes e de invertebrados marinhos nidificam nas árvores do manguezal. Alimentam-se especialmente na maré baixa, quando os fundos lodosos estão expostos. Os manguezais fornecem uma rica alimentação proteica para a população litorânea brasileira: a pesca artesanal de peixes, camarões, caranguejos e moluscos é, para os moradores do litoral, a principal fonte de subsistência. O manguezal foi sempre considerado um ambiente pouco atrativo e menosprezado, embora sua importância econômica e social seja muito grande. No passado, estas manifestações de aversão eram justificadas, pois a presença do mangue estava intimamente associada à febre amarela e à malária. Embora estas enfermidades já tenham sido controladas, a atitude negativa em relação a este ecossistema perdura em expressões populares onde a palavra mangue, infelizmente, adquiriu o sentido de desordem, sujeira ou local suspeito. A destruição gratuita, a poluição doméstica e química das águas, derramamentos de petróleo e aterros mal planejados, são os grandes inimigos do manguezal.

DIFERENÇA ENTRE MANGUE E MANGUEZAL
O termo " Mangue " origina-se do vocábulo Malaio, "Manggimanggi" e do inglês mangrove, servindo para descrever as espécies vegetais que vivem no manguezal, ou seja, a árvore.
O termo "Manguezal" é utilizado para descrever uma variedade de comunidades costeiras tropicais dominadas por espécies vegetais, arbóreas ou arbustivas que conseguem crescer em solos com alto teor de sal, ou seja, um terreno cheio de mangue (o ecossistema).

CURIOSIDADE: Um (1) hectare de manguezal preservado contém aproximadamente.: 46.000 caranguejos adultos (maior que 5,5cm); 830.000 caranguejos jovens em vários estágios; 35.000 siris de mangue; 18.000 guaiamuns; 850.000 ostras; 850.000 sururus e 850.000 unhas-de-velho.

3 comentários:

oieee,itsme disse...

NÃO TEVE A INFORMAÇÃO QUE EU QUERIA, GOSTARI DE SABER COMO SÃO AS RAIZES DAS ARVORES, NAO TINHAM ESTA INFORMAÇÃO. OUTRA COISA, POP-UP BLOQUEADA NO INICIO, MAL SINAL.

Anônimo disse...

eu queria saber o que é a lama escura do manguezal mas não achei

Anônimo disse...

muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito interssante muito bem detalhado nota1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 vlw