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segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ponte entre SJB e SFI (GARGAÚ)

O Blog do Paulo Noel( http:/paulonoel.blogspot.com/2008/06/deu-no-monitor-campista-de-hoje-ponte.html) registrou uma matéria publicada no Jornal Monitor Campista que fala sobre o reinício das obras para conclusão da Ponte João Figueiredo que liga São João da Barra à SFI.

Segundo a matéria "a federalização da RJ-196 vai permitir alocação de verbas para a obra. Depois de quase 20 anos parada, a obra da Ponte João Figueiredo pode estar mais perto de ser concluída. Uma das exigências para que sejam destinados recursos para a obra é a federalização da RJ-196, estrada que liga Campos a Gargaú, litoral de São Francisco de Itabapoana. E para que a RJ passe a ser BR, agora falta apenas à aprovação no Plenário.A Comissão de Viação e Transporte da Câmara federal aprovou na quarta-feira o projeto de lei nº 2.660/07, do deputado Geraldo Pudim (PMDB), que altera a Lei nº 5.917, de 10 de setembro de 1973, que aprova o Plano Nacional de Viação. O texto prevê a inclusão da RJ-196 na Relação Descritiva das Rodovias do Sistema Rodoviário Federal, transformando a mesma em rodovia federal.A proposta de Geraldo Pudim foi baseada na informação do Ministério dos Transportes de que a alocação de recursos para a conclusão da construção da ponte João Figueiredo dependeria da federalização desta rodovia. Como de um lado da ponta a rodovia é federal (BR-356) e do outro é estadual (RJ-196), havia a necessidade da federalização para viabilizar as obras de conclusão. Além da importância turística e de proporcionar a integração regional, a ponte terá papel fundamental no desenvolvimento da indústria sucroalcooleira, estimulando o crescimento na produção de cana de açúcar e a atividade das cinco usinas localizadas na margem direita do Rio Paraíba do Sul. A conclusão da ponte encurtará em aproximadamente 40 quilômetros o percurso entre as plantações, localizadas na margem esquerda do rio e as usinas, retirando do centro das cidades, o tráfego de caminhões pesados.Para o término da obra, que está com a infra-estrutura parcialmente pronta, constando de fundações, pilares, travessas de apoio, blocos de coroamento e os encontros para os aterros das extremidades, é necessário fazer ainda uma revisão, recuperação e adequação."

Nota do Blog: Um dos objetivos desta ponte é fazer uma ligação de todo o litoral do Brasil, pois com ela poderíamos interligar o litoral sanjoanense ao litoral franciscano e este com o litoral do estado do Espírito Santo, fazendo assim um grande corredor litorâneo. Mas não é isto que já ouvimos do atual Prefeito, onde ele manifestou interesse em fazer com que esta rodovia seja desviada para a sede do município sem passar por Gargaú e o motivo alegado por ele é difícil de ser aceito, pois seria com o interesse de não prejudicar o comércio de São Francisco de Paula...e o turismo? e a integração litorânea? e a expansão econômica para todo o município? Não podemos ter esta mentalidade pequena, temos que ter uma visão ampla de nosso município e da carência de todo nosso povo! Gargaú não merece mais atitudes como estas de desprezo e de abandono...Temos que ficar de olho e ficaremos!!

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