G A R G A Ú

terça-feira, 3 de novembro de 2009

MUTIRÃO ECOLÓGICO NA LAGOA DA RUA DO COMÉRCIO


















Neste feriadão de finados dezenas de pessoas da comunidade de Gargaú se uniram num mutirão ecológico em defesa da bela "Lagoa da Rua do Comércio". Não satisfeitos com o plantio de pés de mangue preto em volta deste patrimônio natural que nunca foi mangue os moradores resolveram retirar os pés de mangue de plantar fruteiras nas margens da lagoa. Desta forma pés de côco, manga, genipapo, cajá e jambo foram plantados no local. Paticiparam pessoas de todos os seguimentos sociais de Gargaú e de todas as gerações!

A comunidade agora pede ao Prefeito Beto que faça aquilo que todos os políticos prometeram: urbanizar esta lagoa, fazendo dela um verdadeiro cartão postal não só de Gargaú, mas de todo o município.
Não é qualquer lugar que tem uma lagoa na área central, podemos citar poucas cidades no país como a Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio e a da Pampulha em Belo Horizonte...

Porquê nossos governantes não tem uma visão ampla para nossas comunidades??! Porquê não pensam grande??! Precisamos de obras...de urbanização...de infraestrutura!!! Precisamos gastar corretamente e com eficiência o pouco dinheiro que o município arrecada!!!

A LAGOA VIVE!!! GARGAÚ SOBREVIVE!!!!

16 comentários:

Andre Pinto disse...

Alô pessoal de Gargaú! Parabéns pela iniciativa! Que belo exemplo estão deixando para as futuras gerações! Adorei ver o menininho empolgado com o plantio! Sensacional mesmo!
Vamos fazer nossa parte!
Abraços verdes!
Andre Pinto
São João da Barra - RJ

Edison Correa da Rocha disse...

Meus parabens aos moradores de Gargau pela iniciativa.Quem sabe esse não será o inicio da redenção de Gargau,fazer com que volte a ser aquela cidade hospitaleira de anos atraz? E talvez motive os politicos até a limparem também a lagoa da tabúa,que fica perto dos quiosques,quem não se lembra da beleza que era aquela lagoa?
Esta tambem podera vir a se tornar um ponto turistico para Gargau.

Gargaunews disse...

Prezado Edison,
Acho que você já reparou numa matéria aí do BLOG que fala sobre esta lagoa das tabuas, também conhecida como lagoa dos quiosques ou lagoa do babau...
Nossos governantes não tem visão nenhuma do que é ecologia e do que isto pode trazer de benefícios tanto para a qualidade de vida da população como trazendo divisas com o aumento do turismo.
Abçs e continue nos prestigiando!!
GARGAUNEWS.

gargaunews disse...

http://gargaunews.blogspot.com/2008/11/um-carto-postal-agonizando.html

MATÉRIA SOBRE A LAGOA DAS TABUAS

Anônimo disse...

Sou morador de Gargaú a 2 anos, e não precisei de mt tempo para ver as necessidades locais. Gostaria de fazer algumas perguntas aos moradores de Gargaú? Pq eu msm ainda não tenho resposta:
Pq depois de tantos anos reivindica-se urbanização em torno da lagoa já que é uma necesiidade e um desejo antigo da Comunidade?
Pq a necessidade de estimulo, para se plantar árvores sejam elas frutiferas ou não na Lagoa, pq não o fizeram antes (dos pés de mangue)?e a última.
O povo que é senhor do seu destino....zela realmente pela sua lagoa ou foi sensacionalismo barato....pq os mangues retirados envolta infelizmente foram jogados na mesma lagoa que foi plantada? falo pq passei e vi...pé de mangue dentro da lagoa....agora se não foram as pessoas do dito mutirão ecólogico qume foi? Cadê a conscientização?

Antônio Francisco Chagas disse...

Os moradores sempre plantaram árvores ao redor da lagoa e o que acontece é que a prefeitura e seus prepostos nunca cuidaram de prender os animais que são criados na rua e assim as árvores sempre foram destruídas. veja o cercado enorme que possui nesta margem e veja o exemplo dos coqueiros lindos e enormes plantados na outra margem.

O povo não tem obrigação de fazer nada, pois os políticos e seus prepostos são remunerados (e muito bem "remunerados") para isto.

Ninguém está pedindo urbanização somente agora, a urbanização deste patrimônio natural e cartão postal do lugar é uma questão de visão política, social e ambiental que infelizmente ninguém ligado à este governo parece possuir.

Está muito preocupado com a retirada dos pés de mangue como se a idéia tivesse sido maravilhosa, está ofendido porquê? Foi citado o nome de alguém? Quem plantou o mangue foi você, sr. Anônimo? Morar em Gargaú há pouco tempo e se colocar nesta posição é triste...é mais um daqueles sem visão nenhuma...
É o que eu penso.

Parabéns à todos que tiveram a sábia iniciativa de não deixar brotar um manguezal na área central de Gargaú, onde nunca existiu! O mangue tem que estar onde a natureza o criou....
Ass. Antônio

Patrícia Silva disse...

Sensacionalismo... É eu achei sensacional mesmo.

Foi sensacional ver algumas pessoas se mobilizando para dar uma resposta à este governo fraco e incompetente.

Pena que isto não é constante em Gargaú, pois se fosse nosso lugar estaria bem melhor, pois se depender do homens públicos de nossa região Gargaú afunda de vez...

Ao se plantar os pés de mangue fizeram, na minha opinião, foi uma arbitrariedade, uma atitude radical, contra a comunidade e contra a natureza.

O resto é balela de quem está incomodado com a repercussão do evento.

Anônimo disse...

Meu caro sr. Antônio Francisco Chagas, graças a deus não preciso de dinheiro de prefeitura para sobreviver, sou aposentado e vim para Gargaú pela sua paz e tranquilidade. Não sei quem plantou os pés de mangue e nem me interessa. Só acho que se é um lugar de tanta importância e vocês dizem que os governantes e seus prepostos não se preocupam (não é o que vejo, mas cada um tem sua opinião)(despreocupação essa que ocorre a anos), pois frequento Gargaú antes de ser morador e mais não sou eleitor do municipio. Srº. Antônio concordo com o Srº. em vários pontos sim, mas se queremos mudança, por que não fazermos já que é um bem para os moradores, os animais incomodam, existe a correição, mas por que não há a conscientização dos donos? Falta muita coisa em Gargaú? Falta! Mas me diz aqui, até onde sei existe uma associação de moradores, sei quem é o presidente mais não tenho contato, o Srº. por acaso sabe o poder que tem um presidente de associação, para pedir junto a Prefeitura e seus governantes benfeitorias para o local. Morei muitos anos em cidade grande Rio, e vi o poder da associação de moradores do meu bairro, olha que era uma bairro, você imagine numa localidade com o tamanho de Gargaú?
E outra, aos mal informados num dos cartões postais do Rio de Janeiro a Lagoa Rodrigo de Freitas tem mangue plantado ao seu redor e em plena cidade, mangue preto, branco e vermelho. Quem quiser tirar a dúvida e ler a reportagem ai está o site http://oglobo.globo.com/blogs/blogverde/posts/2009/10/30/mangue-da-lagoa-faz-20-anos-237117.asp

Antônio Francisco Chagas disse...

MANGUE NA LAGOA RODRIGO DE FREITAS SEMPRE SOUBE QUE HÁ E NÃO PRECISA O SENHOR VIR AQUI ME DIZER...SÓ QUE LÁ FOI A NATUREZA QUEM DEFINIU SUA LOCALIZAÇÃO, AQUI ALGUÉM QUERIA INTERVIR NA NATUREZA, TRANSFORMANDO NOSSA ABANDONADA COMUNIDADE EM UM TOTAL MANGUEZAL.

QUANTO A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PORQUE O SR. ANÔNIMO NÃO SE CANDIDATA E FAZ TODO O TRABALHO DE INTERCÂMBIO COM A PREFEITURA E VEJA O QUE CONSEGUE...?

QUANTO A CORREIÇÃO É DEVER DO PODER PÚBLICO FAZÊ-LA FUNCIONAR, O QUE NÃO OCORRE EM QUASE NENHUMA ÁREA DESTE PÉSSIMO GOVERNO!!

EU ME IDENTIFIQUEI E NÃO TENHO MEDO DE EXPOR MINHA OPINIÃO E O SR. ANÔNIMO DO QUE TEM MEDO?

CONSCIENTIZAÇÃO (ASSIM COMO EDUCAÇÃO BÁSICA) É OBRIGAÇÃO DO PODER PÚBLICO. MEDIDAS PUNITIVAS PARA AQUELES QUE CRIAM ANIMAIS SOLTOS SÃO UMA FORMA DE DISCIPLINAR A ORDEM E O QUE FAZEM OS POLÍTICOS? DEIXAM PARA LÁ POR QUE ISTO TIRA VOTOS...
ME DESCULPE O DESABAFO, MAS MESMO NÃO TENDO NADA COM ESTE MUTIRÃO NÃO ACEITO QUE PESSOAS SE SINTAM NO DIREITO DE FICAREM "DOÍDAS" POR ALGO QUE FOI FEITO PARA CORRIGIR UM ERRO ENORME!
ENQUANTO O SR. FICAR ANÔNIMO NÃO ENTRO MAIS EM DEBATE, PARA MIM CHEGA!

SDS, SR. ANTÔNIO CHAGAS

Anônimo disse...

Para informação do Sr. Antônio Chagas e que até agora não entendi tantas citações sobre o atual governo, já te disse caro amigo que não tenho e nem preciso de politica para sobreviver, mas vamos esquece isso. Voltei aqui somente para postar uma parte da reportangem aonde diz que o Srº. MOscatelli plantou 4.500´pés de mangue.
O ecossistema surgiu às margens do espelho d´água quase por acaso. Para convencer empreiteiros - que queriam construir empreendimentos em cima dessa vegetação em outras áreas do estado - de que era possível regenerar manguezais, Moscatelli decidiu plantar mudas em pleno coração da Zona Sul do Rio, na lagoa mais urbanizada da capital. Deu certo. Logo, os 4.500 mangues das espécies branca, negra e vermelha se espalharam por três dos 7,2 quilômetros do perímetro do corpo d´água.

Para Moscatelli, a introdução do manguezal na Lagoa deu certo. Ele diz que, hoje, já existe um projeto natural de substituição das árvores, através de novas plântulas (plantas recém-nascidas).
Como pode ver acima, realmente já existia, mas também plantaram alguns´pés.
Grato, e se decidi não me identificar é por que prefiro o Brasil é um país livre e tenho esse direito.

Robson Maia disse...

Então volte para o Rio e more junto à este mangue! Defender isto aqui na nossa lagoa de restinga não vai funcionar não!

Maria da Penha disse...

Eu acho que sei quem é este Sr. Anônimo...mora em Gargaú há cerca de 2 anos, morou no Rio, entende de Biologia e mora perto da Lagoa...seria o senhor T..?!?!?!

Armandao.com disse...

Quando eu era moleque aí em Gragaú tinha aquele tradicional arranca rabo entre a turma da Rua do Comércio com a do Buraco Fundo, bom demais, mas acabou esta nossa diversão de adolescente, agora na idade adulta apreciamos as pinimbas eletrônicas, muito interessante !
Mas o mais interessante é que o meu povo maravilhoso de Gargau esta percebendo que não precisa de poder público ou políticos assistencialistas e desonestos pra fazer o que eles podem fazer bem feito. Trabalhar em benefício da comunidade .
Parabéns gente boa da minha terra !

Ismael Luiz disse...

Oh, que saudades ! Gargaú,dos meus tempos de menino,das férias na casa da Vó Rosa,bem em frente a maravilhosa lagoa.Parabéns aos que tiveram a iniciativa do plantio de árvores que,certamente,tornará mais bonito o logradouro.Hoje, resido no Ceará,onde estou há 28 anos.Por motivo de saúde,nem sei se,um dia,poderei retornar,vivo,à terra da minha infância,onde descansam minha avó,minha mãe,meu pai e tios,além de uma filha.Foi bom ver as fotos que mostram a casa que foi de minha avó,hoje ocupada pela Tia Maria,da minha madrinha e,bom ver a jovialidade de Lorialva,amiga querida.Abraço solidário a todos os que lutam pela sobrevivência de um dos pedacinhos mais bonitos do mundo.
Ismael Luiz(Luizinho)
paulus_paulus@hotmail.com
robertopaulo30@gmail.com

Anônimo disse...

para bem vcs querem salvar o planeta começa assim alex Anchieta Espirito santo

Anônimo disse...

Gargaú é muito bom
Cheio de beleza
Com diversas paisagens
Tudo vindo da natureza.


Eu amo Gargaú
Deus destacou esse lugar
Tem diversas belezas
Para a gente apreciar


Gargaú é um lugar pequeno
Bem grande no coração
Aqui a gente leva a vida do peixe e do camarão.